E aí, galera, tudo bom? Como boa parte dos filmmakers estão de quarentena nesse momento e não dá pra simplesmente pegar a câmera e ir pra rua gravar material, que tal testar caras novas para os antigas brutas de vocês? Primeiramente, para quem ainda não sabe o que é LUT (ou Lookup Table), é um termo usado para descrever uma sequência numérica que serve de atalho para alguma configuração específica no computador. “Mas John, isso é um preset, certo?” Ok, você venceu, pode ser considerado um preset. No campo do Color Grading, um LUT transforma os valores de entrada de cor (da câmera) para valores desejados de saída de cor (vídeo final). Sacou?

Além de usar LUTs alheias, existem vários programas que te possibilitam criar esses LUTs (desde o Photoshop até o DaVinci Resolve, por exemplo). Inclusive boa parte deles já vem com alguns LUTs. Não sabe como aplicar os eles no seu programa de edição? Então eis aqui um guia rápido para utilizar eles no Premiere Pro e no DaVinci Resolve:

Premiere Pro

  1. Acesso o clipe que você quer aplicar o LUT.
  2. Vá até o painel de Cor, e até a aba de Basic Correction (ou Correção Básica).
  3. Vá até Input LUT (ou entrada LUT), e clique em Browse ou Pesquisar.
  4. Ache o LUT correspondente e aplique.
  5. Lembrando que na aba Criação ou Look também tem como colocar um LUT em bypass.

DaVinci Resolve

  1. Vá para a aba Color.
  2. No canto superior esquerdo, no meio de Gallery e Media Pool, tem a opção LUTs. Só clicar ali.
  3. Arraste os LUTs que você baixou da internet para a janela dos LUTs, depois clique com o botão direito na janela de LUTs e clique em “refresh”. Voilá!

Ainda não sacou? Confere esse vídeo aqui (mas se der um google também vai achar milhares de vídeos explicando isso):

E agora, vamos ao prato principal, LUTS gratuitos! Eis aí:

Ground Control Color

13 LUTs tanto de conversão de padrões da sua câmera para Rec.709, quanto alguns looks para sua imagem. Link aqui.

SmallHD

6 LUTs incríveis com referências clássicas, como The Matrix e O Resgate do Soldado Ryan. Link aqui.

FRANK GLENCAIRN

Frank pegou um look clássico de um filme antiguíssimo chamado KODACHROME 828 e transformou em um LUT para luz em daylight. Poesia em forma de cor na sua tela. Link aqui.

IWLTBAP

Esse já vi bastante gente falando e/ou utilizando. Eles disponibilizam um pacotão gratuito tanto de conversion LUTs quanto de looks. Se você quiser conferir o site deles, o link está aqui, mas se quiser só baixar os LUTs e ver por si só, o download direto é aqui.

COLOR GRADING CENTRAL

Denver Riddle parece ser um cara muito gente boa. Tem tutoriais tanto pra Premiere Pro, DaVinci Resolve e diversos vídeos no youtube com dicas para Grading, como também disponibiliza alguns LUTs na faixa pra quem quiser testar. Utilizei o “S-Log2 to Rec.709” durante algum tempo quanto estava começando à aprender sobre color, e pra você que está começando, acho que pode ser bem útil. Também dentro do pacote gratuito vai aquele famoso look “M-31”. Confere aí! Link aqui.

SHUTTERSTOCK

O Shutterstock é conhecido pelo seu banco de imagens absurdo, mas agora em seu serviço pago também disponibiliza templates para After Effects, Premiere Pro, e mais uma porrada de coisa. Maaas, como esse post é sobre LUTs gratuitos, o link direto para baixar o pack deles está aqui.

PREMIUM BEAT

Esse é um blog sensacional que reúne diversas informações sobre tudo em cinematografia e indie filmmaking. Vale muito a pena conferir o material deles! Só um adendo: os LUTs são para gravações em LOG. Link de download direto aqui.

FILTERGRADE

Mais uma tonelada de LUTs gratuitos. Filtergrade (assim como outros sites aqui) também é um marketplace que você pode comprar LUTs, mas o tema do post tinha o título de “gratuito”, certo? Então eis aqui, mais um link pra download direto.

MOTION ARRAY

Um dos únicos sites que disponibilizam templates para DaVinci Resolve (transições, por exemplo), além de ter um database gigante de efeitos para diversas NLE. A página para o download dos LUTs é essa.

STUDIO BINDER

Mais um site recheado de LUTs gratuitos, com alguns inspirados em The Martin e o último Blade Runner. Detalhe: apenas para LOG. Link aqui.

E galera, acho que por hoje é isso. Só deixando claro: um LUT NÃO vai resolver seu clipe em 100% (até porque ele foi criado baseando-se nas cenas de uma imagem específica, diferente da sua), mas determinados LUTs podem te auxiliar um bocado tanto na correção do vídeo, como em dar o tom de cada cena. E claro, pra quem quiser aprender um pouco mais sobre color tem alguns cursos grátis aqui. Um abraço!

John.

5 Comments

  1. cicero manoel domingos

    legal

  2. Amo muito coloração de vídeo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *