Maio
Dicas

Aqui no blog da Mingle Filmes já deixamos várias dicas de materiais gratuitos para você estudar. Hoje vamos falar de um assunto essencial: como roteirizar seus vídeos de forma simples! Para produzir seu vídeo e organizar as suas ideias, ter um roteiro é fundamental. Nesse post listamos algumas dicas que podem te ajudar de forma simples e prática.

Das fases de produção de um vídeo que incluem: a pré-produção e planejamento (fase de concepção das ideias) a gravação e a pós-produção (edição, colorização e finalização), o roteiro é o que podemos chamar de  “começo de tudo”, ou seja, o ponto de partida para roteirizar seu vídeo de forma simples.

No cinema e na TV o roteiro pode ser definido de forma resumida como um “filme em formato de palavras”. O  formato mais utilizado é o Master Scene que trabalha elementos centrais como: Cabeçalho de Cena, Ação, Diálogos e Transições (mas isso é assunto para outro post bem mais detalhado).

Por enquanto vamos focar nossas dicas em um roteiro simples, para produção de um vídeo institucional, de produto, ou até mesmo para um Vlog (você poderá adaptar de acordo com o seu objetivo).

Um roteiro simplificado deve responder algumas questões:

  • Objetivo: o que desejo com o meu vídeo? (faça uma análise do que deseja alcançar ao produzir seu vídeo). Exemplo: vender um produto, comunicar um serviço etc.
  • Qual meu público-alvo: a quem desejo comunicar (seja assertivo e estude seu público, suas preferências de consumo, hábitos e linguagens).
  • Mídias: onde será veiculado? (pesquise os formatos mais atrativos para cada mídia, e procure adaptar seu material para cada uma delas).

Lembrando ainda que, todo roteiro irá servir como um guia para a sua gravação, e depois também para a edição (caso seja feita por você, ou ainda para direcionar outra pessoa). Nesse ponto algumas perguntas simples podem te ajudar a roteirizar seu vídeo, vamos lá: 

  • uma descrição resumida do que irá acontecer nas cenas
  • as narrações e falas que deverão conter
  • os detalhes de edição, como inserts de animação, cortes, imagens e legendas
  • o cenário onde será filmado
  • indicação e tipos de enquadramentos que deverá ser filmado
  • trilha sonora que será usada no vídeo 

Aqui na Mingle Filmes nós usamos o modelo mais conhecido como “espelho de 05 colunas” que é simples e fácil de usar, onde cada coluna consta: cena, texto falado, indicação da fala, lettering e descrição da cena. Neste link você encontra o modelo para download.

Lembre-se que, os primeiros segundos do seu vídeo devem despertar o interesse e a atenção do seu público, por isso procure começar com perguntas, e chamadas atrativas. 

Fale a linguagem do seu público (por isso a pesquisa acaba sendo tão essencial). De nada adianta por exemplo, você roteirizar um material para jovens ou adolescentes com linguagem ou termos formais, pois eles não irão se adaptar.

Seguindo todas as dicas, agora é colocar em prática e escrever: use o modelo e adapte de acordo com a sua necessidade, e da melhor forma para você.

Um bom roteiro pra você!

Related Posts

Leave A Comment

Open chat